O Colégio de Amorim implementou o projeto Fly High, que visa potenciar as competências da língua inglesa, de forma a encaminhar os discentes para a realização dos exames de Cambridge, permitindo a certificação nos diferentes níveis de escolaridade. Este pretende valorizar a aprendizagem da referida língua estrangeira, fomentando nos alunos o gosto pela mesma e reconhecendo-a como ferramenta de trabalho universal. Desta feita, o Colégio compromete-se a preparar os alunos interessados para a realização dos exames mencionados anteriormente. Starters, Movers, Flyers, KET, PET, FCE e CAE são alguns dos exames já realizados, tendo os resultados sido muito positivos.
Visa elevar os níveis de literacia dos alunos para que estes sejam capazes de lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, interpretar informação e desenvolver o espírito crítico. Desta forma, serão promovidas atividades de leitura e valorizadas práticas pedagógicas que estimulem o prazer de ler nos alunos em contexto de sala de aula, na Biblioteca e em casa.
www.planonacionaldeleitura.gov.ptEste é um projetos de Certificação em Língua Espanhola (“Dele”), reservado aos alunos dos ensinos básico e secundário, público ou privado. Os alunos são avaliados quatro níveis A1/A2 e B1/B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. As sessões são organizadas por centros oficiais para esta certificação. Nas provas, são avaliadas competências de compreensão e de expressão escrita e oral, através de temas adaptados à idade e aos domínios de interesse dos candidatos.
Este é um projetos de Certificação em Língua Francesa (“Delf Scolaire”), reservado aos alunos dos ensinos básico e secundário, público ou privado. Os alunos são avaliados quatro níveis A1/A2 e B1/B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. As sessões são organizadas por centros oficiais para esta certificação. Nas provas, são avaliadas competências de compreensão e de expressão escrita e oral, através de temas adaptados à idade e aos domínios de interesse dos candidatos.
A Feira do Livro, subordinada a diferentes temas, em cada ano letivo, pretendendo incutir nos alunos o gosto pela leitura, a valorização do mundo dos livros e a descoberta de novos caminhos da imaginação. É uma semana recheada de livros e de leituras e conta com a presença de personalidades que enriquecem esta iniciativa.
Sebastião Peixoto
Julie Hodgson
Rui Sousa Bastos
Paula Martinheira
Richard Zimler
Sónia Fernandes
Narciso Moreira
Pedro Chagas Freitas
Inês Barros Batista
Gonçalo Cadilhe
Ana Maria Magalhães
Pedro Seromenho
João Ricardo Pateiro
João Tordo
Bruno Magina
Manuela Mota Ribeiro
Aurelino Costa
O projeto “Think, Act, Go ... Green!, inserido no Programa da União Europeia, Erasmus +, procura ao longo do biénio 2016/2018 desenvolver atividades relacionadas com a ecologia. O projeto foi desenvolvido com outras três escolas, Aranas Gymnasiet, da Suécia, Institut Technique Horticole de Gembloux, da Bélgica e Rıfat Canayakın Anadolu İmam Hatip Lisesi, na Turquia.
Escolas participantes:
KungsbackaO Correntes d ́Escritas, que já vai na sua 18.a edição é um projeto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Neste fazem-se lançamentos de livros, poesia, música, cinema, inúmeras conferências, sessões nas escolas, exposições, iniciativas inéditas a propósito dos locais mais belos da Póvoa de Varzim, tem de tudo um pouco e tem um lugar vincado no panorama cultural nacional e internacional. Como uma das escolas do concelho o Colégio de Amorim associa-se a este projeto e recebe todos os anos escritores que participam nas Correntes.
Manuel Rui
Santiago Rocagliolo
Conceição Lima
Ivo Machado
Dulce Maria Cardoso
Luís Silva
João Bouza da Costa
João Manuel Ribeiro
Possidónio Cachapa
Vergílio Alberto Vieira
Andrea Zamorano
António Brito
Pedro Teixeira
O projeto Conversas com História é uma iniciativa do grupo disciplinar de História, que tem como objetivo enriquecer o conhecimento dos alunos, do ensino básico e do ensino secundário, sobre diferentes temáticas. Através de convites estendidos a diferentes personalidades e instituições, procura-se um enquadramento com os conteúdos programáticos, de forma a servir de base ou a despertar o interesse na área de estudo abordado.
O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.o 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.o e 3.o ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Constituem objetivos do programa:
O projeto Escolas Solidárias EDP promove a cidadania ativa e solidária, assente na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Constitui uma ferramenta agregadora dos projetos solidários da escola, rumo à melhoria de performances e impacto. São mobilizados professores e alunos a contribuírem, de forma integrada e construtiva, para a melhoria de situações concretas das suas comunidades, tornando-se assim agentes de mudança positiva. Promove-se a partilha das boas práticas e o trabalho em rede, amplificando e celebrando o contributo alcançado.
No âmbito deste projeto, foi com enorme orgulho que soubemos que o nosso Colégio, de 433 escolas, ficou entre as 139 mais solidárias do país. O nosso altruísmo levou sorrisos da Póvoa de Varzim a Moçambique e São Tomé e Principie. A nossa garra e vontade de assistir o próximo, permitiu-nos ajudar famílias carenciadas, crianças em cuidados paliativos e portadoras de deficiência e ainda doentes oncológicos. Sentimos que a nossa missão ainda não está cumprida, por isso vamos continuar. É gratificante sentir que nós podemos ser a causa do sorriso de alguém.
No âmbito da participação em projetos de voluntariado, os alunos e a restante comunidade educativa do Colégio de Amorim têm sido convidados a participar nos seguintes projetos:
No âmbito de um projeto com a Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica), o Colégio de Amorim desenvolveu o projeto GymMath, com o objetivo de desenvolver a cooperação com os outros, o cálculo mental, as capacidades matemáticas, pessoais e sociais e o raciocínio lógico-dedutivo, bem como de promover as estratégias de jogo e permitir a gestão e a partilha de saberes matemáticos. Desde então, ao longo de cada ano letivo, desenvolvem-se torneios de Jogos Matemáticos, de Cálculo Mental, de Damas e Xadrez, entre outros. Relativamente aos torneios de xadrez, temos contado com a colaboração da escola de xadrez Xeque-Mate.
A Informática como área do saber ocupa, hoje, um lugar privilegiado, pelos avanços tecnológicos conseguidos, pela penetração em todas as atividades produtivas e, fundamentalmente, como instrumento de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento mais recente dos interfaces gráficos e interativos e a "explosão" da Internet e das redes digitais são forte motivo de interesse das novas camadas da juventude.
A Robótica, como área que faz interface com diferentes tecnologias e abordagens, da mecânica à eletrónica, da informática à literatura de ficção, mostra-se ser capaz de suscitar a convergência dos meios humanos e materiais do Colégio, na experimentação e na elaboração de um novo currículo.
O Clube de Robótica corporiza esse espaço aberto de trabalho e de partilha, visando a prossecução das linhas orientadoras e dos objetivos que resumidamente se indicam nos artigos seguintes.
São objetivos do Clube a investigação e o desenvolvimento de projetos envolvendo Robôs, a aprendizagem de linguagens de programação e de todas as iniciativas que se enquadrem numa visão abrangente do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação.
O projeto insere-se também na rede de clubes de programação e robótica promovida pelo Ministério da Educação.
Clubes de Programacao e RobóticaA nossa equipa pretende criar cidadãos conscientes dos problemas sociais e, por isso, devemos incluir na nossa missão a preocupação com o meio ambiente. O planeta precisa de nós e está na hora de desenvolvermos medidas e ações concretas que contribuam para a preservação ambiental. Assim, propomos que cada um de nós, diariamente, pense no que o rodeia e pondere as suas atuações, sensibilizando, também, os alunos para as suas ações.
Eco-escolasTodos os anos, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim promove a realização de um concurso, no âmbito do Projeto Escola da Minha Vida, que engloba diversos domínios. O Colégio de Amorim adere a esta iniciativa e, dando asas à criatividade dos alunos, promove a realização de trabalhos nas modalidades de Prosa, Poesia, Pintura, Desenho, Escultura, Banda Desenhada e Multimédia. Por outro lado, fomentando-se a atividade física, os alunos participam nos Jogos Municipais e no Corta-Mato Escolar. Este Projeto culmina com a Festa de Encerramento, onde, para além dos momentos de animação e de convívio, são entregues os prémios aos vencedores das diferentes modalidades.
Pretende envolver todos os alunos do Colégio, proporcionando-lhes oportunidades de prática de atividades físicas e desportivas ao nível extracurricular, participando, de uma forma voluntária e regular, nos grupos/equipas (Badminton e Dança), em funcionamento no Colégio ou ao nível das atividades fomentadas na Atividade Interna (Mega-Atleta e Nestum Rugby), no decorrer do ano letivo.
Os alunos do 9.o ano e do Ensino Secundário acolhem, ao longo do ano letivo, um elenco de profissionais, em sessões individuais com o grupo-turma, como forma de ficarem a conhecer aspetos relativos ao percurso formativo e académico de diferentes áreas profissionais, assim como, às tarefas, horários, competências, vantagens e desafios associados ao desempenho diário dessas atividades, favorecendo-se o confronto com as características do mercado de trabalho atual e com as novas exigências profissionais colocadas, quer ao nível do conhecimento e domínio de competências, quer como forma de responder ao cenário macroeconómico atual e futuro.
Ao longo do ano letivo decorre um processo de tutoria, destinado aos alunos do 11.o e do 12.o anos de escolaridade, com a participação de docentes e do Serviço de Psicologia e Orientação, como forma de assegurar um acompanhamento mais personalizado e que permita apoiar o investimento nas tarefas de exploração formativo-profissional e a definição de objetivos associados ao ingresso no Ensino Superior.
O Colégio de Amorim conta com a presença de guarda da Guarda Nacional Republicana para dinamizar algumas sessões temáticas, nas aulas de Formação Cívica, ao longo do ano letivo. Os temas selecionados pretendem alertar os alunos para os eventuais perigos da utilização indiscriminada da internet, focar as questões da proteção de dados, perigos da utilização indevida de páginas pessoais e chats de conversação, promover comportamentos de utilização segura da internet e dos dispositivos móveis, alertar para situações de bullying e ciberbullying e abordar questões da prevenção rodoviária, normas de segurança de peões, ciclistas e passageiros.
O Clube de Pais, procura juntar os encarregados de educação no sentido de desenvolver um completo e são equilíbrio da mente e do corpo, através da prática de exercício físico, e estreitando relações entre duas entidades tão significativas na vida dos alunos: Colégio e Família.
Esta atividade destina-se a todos os pais que gostam de jogar futebol e de se divertir, não deixe de se inscrever neste Clube.
A inscrição é feita numa das secretarias dos Colégios do Complexo Colegial (Grande Colégio da Póvoa ou Colégio de Amorim). Por forma a organizarmos adequadamente os jogos, pedimos que os pais informem sobre a sua participação semana a semana.
O Colégio de Amorim sempre privilegiou métodos de estudo e de acompanhamento mais atrativos e eficazes, orientados para o sucesso escolar dos alunos. Assim, ao longo dos últimos anos, os professores recomendam o serviço Escola Virtual da Porto Editora, como um recurso extra de estudo, pois aborda, de forma dinâmica e interativa, os conteúdos programáticos, mostrando-se sempre do agrado dos alunos.
Desta forma, o Colégio optou novamente por estabelecer um protocolo com a Porto Editora, permitindo que os alunos possam utilizar as atividades em casa e usufruir de preços muito mais acessíveis.
Existe a disponibilização de materiais de preparação para as Provas Finais de Ciclo/Exames Nacionais; a plataforma totalmente adaptada para Android, iOS, Windows Mobile e a oferta de um upgrade da versão do e-Manual simples para o e-Manual multimédia (caso o aluno tenha adquirido o respetivo manual em papel – Porto Editora, Areal Editores e Raiz Editora) que será utilizado nas aulas.